Report · 4 de dezembro de 2025
Aviação brasileira bate recorde histórico em 2025
Julho registrou 11,66 milhões de passageiros: o maior número da história. O setor supera pela primeira vez os números pré-pandemia.

11,66 mi
passageiros em julho
129,3 mi
projeção para 2025
+8,9%
vs 2019
A aviação civil brasileira acaba de cravar um feito inédito: julho de 2025 foi o mês com maior movimentação de passageiros de todos os tempos. Foram 11,66 milhões de pessoas transportadas, superando pela primeira vez o recorde anterior, registrado em janeiro de 2020 (11,55 milhões), às vésperas da pandemia.
O número marca oficialmente a recuperação completa do setor aéreo brasileiro após mais de cinco anos da crise sanitária que paralisou aeroportos ao redor do mundo.
2025 vs 2019
O acumulado de janeiro a outubro de 2025 já ultrapassa em 9,1% o mesmo período de 2019, considerado o melhor ano da aviação brasileira até então.
Passageiros por mês (em milhões)
| Período | 2019 | 2025 | Var. |
|---|---|---|---|
| Jan – Out | 97,9 mi | 106,8 mi | +9,1% |
Com base no índice de sazonalidade histórico, a expectativa é que 2025 feche com aproximadamente 129,3 milhões de passageiros, contra 118,7 milhões em 2019.
Doméstico vs internacional
O turismo interno continua dominando. Quase 9 em cada 10 passageiros voam dentro do Brasil.
Fluxo entre países
Argentina e Estados Unidos lideram o fluxo, seguidos de perto por Chile e Portugal. Juntos, os quatro países representam mais de 7% do total de passageiros.
| # | País | Passageiros | Part. |
|---|---|---|---|
| 1 | Argentina | 1.994.693 | 2,10% |
| 2 | Estados Unidos | 1.927.666 | 2,03% |
| 3 | Chile | 1.447.679 | 1,52% |
| 4 | Portugal | 1.252.380 | 1,32% |
| 5 | Espanha | 620.322 | 0,65% |
Destinos internacionais
Buenos Aires e Santiago concentram quase um quarto de todo o fluxo internacional. Lisboa é o principal destino europeu, seguida por Madrid e Paris.

| # | Cidade | Passageiros | Part. |
|---|---|---|---|
| 1 | Buenos Aires | 1.471.539 | 12,44% |
| 2 | Santiago | 1.283.200 | 10,85% |
| 3 | Lisboa | 741.009 | 6,27% |
| 4 | Madrid | 427.899 | 3,62% |
| 5 | Paris | 372.880 | 3,15% |
| 6 | Miami | 348.824 | 2,95% |
| 7 | Panamá | 344.626 | 2,92% |
| 8 | Roma | 251.325 | 2,13% |
| 9 | Bogotá | 247.606 | 2,09% |
| 10 | Lima | 242.119 | 2,05% |
| 11 | Nova York | 226.103 | 1,91% |
| 12 | Frankfurt | 217.511 | 1,84% |
| 13 | Londres | 215.161 | 1,82% |
| 14 | Doha | 184.068 | 1,56% |
| 15 | Montevidéu | 172.382 | 1,46% |
| 16 | Atlanta | 139.929 | 1,18% |
| 17 | México | 132.693 | 1,12% |
| 18 | Dubai | 131.427 | 1,11% |
| 19 | Assunção | 111.485 | 0,94% |
| 20 | Milão | 107.905 | 0,91% |
| 21 | Amsterdã | 107.310 | 0,91% |
| 22 | Santa Cruz | 107.012 | 0,91% |
Rotas nacionais
A ponte aérea Congonhas–Santos Dumont segue imbatível, com quase 3,3 milhões de passageiros, mais que o dobro da segunda colocada.
| # | Rota | Passageiros | Part. |
|---|---|---|---|
| 1 | Congonhas ↔ Santos Dumont | 3.266.693 | 3,92% |
| 2 | Congonhas ↔ Brasília | 1.971.692 | 2,37% |
| 3 | Congonhas ↔ Belo Horizonte | 1.699.637 | 2,04% |
| 4 | Congonhas ↔ Porto Alegre | 1.638.721 | 1,97% |
| 5 | Recife ↔ Guarulhos | 1.556.325 | 1,87% |
| 6 | Porto Alegre ↔ Guarulhos | 1.471.605 | 1,77% |
| 7 | Congonhas ↔ Curitiba | 1.370.367 | 1,64% |
| 8 | Guarulhos ↔ Galeão | 1.297.554 | 1,56% |
| 9 | Salvador ↔ Congonhas | 1.285.002 | 1,54% |
| 10 | Guarulhos ↔ Belo Horizonte | 1.227.194 | 1,47% |
| 11 | Guarulhos ↔ Curitiba | 1.194.409 | 1,43% |
| 12 | Congonhas ↔ Florianópolis | 1.129.124 | 1,35% |
| 13 | Guarulhos ↔ Fortaleza | 1.086.421 | 1,30% |
| 14 | Guarulhos ↔ Brasília | 1.074.611 | 1,29% |
| 15 | Salvador ↔ Guarulhos | 980.873 | 1,18% |
| 16 | Congonhas ↔ Recife | 928.139 | 1,11% |
| 17 | Guarulhos ↔ Florianópolis | 882.168 | 1,06% |
| 18 | Congonhas ↔ Goiânia | 841.916 | 1,01% |
| 19 | Maceió ↔ Guarulhos | 831.187 | 1,00% |
| 20 | Porto Alegre ↔ Galeão | 829.870 | 1,00% |
| 21 | Guarulhos ↔ Cuiabá | 822.683 | 0,99% |
| 22 | Recife ↔ Galeão | 818.119 | 0,98% |
Companhias aéreas
TAM, Azul e GOL concentram quase 70% do mercado. A liderança da TAM se mantém desde a fusão com a LATAM em 2012.
Internacionais
A TAP Portugal lidera com folga entre as estrangeiras, com mais que o dobro da participação da Air France.
| # | Companhia | Part. |
|---|---|---|
| 1 | TAP Portugal | 4,13% |
| 2 | Air France | 2,07% |
| 3 | American Airlines | 1,96% |
| 4 | United Airlines | 1,66% |
| 5 | Copa Airlines | 1,63% |
| 6 | Emirates | 1,56% |
| 7 | LATAM | 1,53% |
| 8 | ITA Airways | 1,37% |
| 9 | Qatar Airways | 1,35% |
| 10 | Delta Air Lines | 1,28% |
O que explica o crescimento?
- • Demanda reprimida após anos de restrições
- • Queda no preço das passagens em rotas competitivas
- • Valorização do real frente ao dólar no primeiro semestre
- • Aumento da malha aérea pelas companhias low-cost
- • Retomada do turismo de negócios
O que esperar para 2026?
Se a tendência se mantiver, o Brasil pode ultrapassar 135 milhões de passageiros em 2026, consolidando-se como um dos mercados mais dinâmicos da América Latina.
Os desafios persistem: infraestrutura aeroportuária, custo do querosene e renovação das frotas.
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